ACUPUNTURA PRO

by prof. dr. Luiz Carlos Arias Araújo (11) 81191526 (13) 81280393 luizarias@hotmail.com







terça-feira, 29 de junho de 2010

ACUPUNTURA E I CHING




O I Ching, ou I king ou ainda I jing é considerado o livro mais antigo da humanidade. Atribui-se sua autoria a Fo Hi. I Ching significa livro das mutações ou transformações . Ë um oráculo ou livro de advinhações, mas além disso é depositário de duas tradições filosóficas chinesas milenares: o Taoismo e o Confuncionismo. O nome de I Ching, o Livro das Mutações, surgiu no período anterior à dinastia Chou (1150-249 a.C), com figuras lineares, compostas de linhas inteiras e linhas interrompidas, superpostas em conjuntos de três e seis linhas, chamados "Kua" (signo). Nomeamos "trigrama" e "hexagrama" para designar os Kua compostos por, respectivamente, três e seis linhas, consistia numa coleção de signos usados como oráculo e restringiam-se às respostas "sim" e "não". "Sim" era indicado por uma linha simples, inteira ( _______ ), e "Não", por uma linha partida ( ____ ____ )




E depois mais uma, originando-se os trigramas




Resumindo : a energia primordial tem como lei básica a eterna mutação e assim ocorre a primeira polarização gerando duas energias de polaridades opostas porém complementares , o yin e o yang. Temos a os primeiros monogramas. Continuando ainda a obedecer a lei da eterna mutação , quando uma dessas energias atinge seu máximo transforma-se na outra.  Ou seja o velho yang , dá origem ao jovem yin que dá origem ao velho yin, que da origem ao novo yang. Os 4 bigramas apresentam duas polaridades – yin e yang – gerando os 8 trigramas que combinados dois a dois formam os 64 hexagramas.
Cada trigrama estará relacionado a um vaso maravilhoso e  utilizando o método da tartaruga sagrada ou o segredo da flor de ameixeira conseguimos determinar qual vaso maravilhoso é mais indicado para o paciente no momento da consulta.
Observe que cada vaso maravilhoso está distribuido em um quadrado, dito quadrado mágico, dividido em nove partes. Cada parte tem um valor numérico, aonde a soma de cada linha em qualquer direção (horizontal, vertical ou diagonal) resulta sempre em 15.




É importante observar também a mobilização energética em cada vaso maravilhoso:

























Em post futuros irei comentar como utilizar o I Ching da Flor de Ameixeira para determinar o vaso maravilhoso do paciente.

5 comentários: