ACUPUNTURA PRO

by prof. dr. Luiz Carlos Arias Araújo (11) 81191526 (13) 81280393 luizarias@hotmail.com







quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ACUPUNTURA E TABAGISMO - Protocolos adptados do Dr. NOGIER

A acupuntura pode ajudar de maneira bastante efetiva quem quer parar de fumar. Aproveito este espaço para mostrar os protocolos que sigo baseados no de Paul Nogier. O paciente que quer parar de fumar precisa ter conciência e disposição para mudanças de atitude. Além da Acupuntura, dietas desintoxicantes, fitoterapia e homeopatia estão indicadas. Para os casos graves cigarros feitos com mistura de ervas podem ser necessários. Além disso o acupunturista precisa estar consciente que terá de dar apoio ao seu paciente, as vezes é necessário atendimentos de urgência para livrar o fumante da "fissura". Existe um ponto extra lcalizado no meio do caminho entre o Ig5 e o P9, embaixo do tendão, que serve bem esse propósito.
 O programa clássico preconizado por Nogier é o seguinte:
Consiste em selecionar pontos no bordo do helix, a puntura consiste na inserção da agulha de trás para frente. o primeiro ponto a ser picado é o ponto mestre 25 (Darwin).
O segundo é descoberto através do prolangamento da linha formada entre os pontos 21(zero) e 28 (occipital)

Depois um ponto equidistante entre elas, na figura a número 3. Observe que os números em rosa correspondem a ordem de colocação das agulhas. Note também a inclinação que cada agulha deve ter. O ponto zero agulha 8, colocada na orelha oposta a que está recebendo o tratamento ( orelha dominante) deverá ser picado em tonificação. O ponto zero agulha 9, deve ser picado em dispersão e o ponto 17 (agressividade), deverá ser picado em dispersão.

A estimulação simétrica serve para determinar, caso não seja possivel, a lateralidade da orelha a ser tratada. coloca-se uma gulha semi-permanente em ambas orelhas conforme indicado abaixo:
O ponto a ser escolhido deve ficar equidistante de uma linha horizontal que passa pelo ponto zero e de uma linha vertical que passa pelo conduto auditivo. Essas agulhas devem permanecer por uma semana e a orelha que receberá o tratamento será aquela que apresentar maior desconforto.
A estimulação triangular é eficiente para casos de recidiva e para aqueles casos de tabagismo provocado por carências afetivas
 O ponto A determina-se como na estimulação simétrica, o ponto fica no limite entre concha inferior, lóbulo e trágus, o ponto C deve ser localizado no trágus e deve ficar equidistante de A e B.
A sessão de um programa desse tipo deve ter a duração de 40 minutos e cada 5 minutos todas as agulhas devem ser estimuladas.





 





Um comentário:

  1. ai, estou precisando disso... como é difícil parar de fumar...

    ResponderExcluir