ACUPUNTURA PRO

by prof. dr. Luiz Carlos Arias Araújo (11) 81191526 (13) 81280393 luizarias@hotmail.com







sexta-feira, 4 de março de 2011

O TAO E O AMOR

O Tao e o Amor (escrito por Philos, o Athlante, há milhares de anos)

Mestre: O que é o amor?
Jovem Philos, o Amor é como o Tao, o Tao que tem definição não e o verdadeiro Tao,  o amor que tem definição não é o verdadeiro amor.
Mestre, como assim? Entendo que o Tao seja algo indefinível, mas o amor pode ser sentido pode ser vivido.
Sim, mas o Tao contém o amor, contém o mundo, contém os dez mil seres. Alias o amor surge no seio do  Tao, e através do sublime amor nós encontramos o Tao. O amor ao próximo, ao semelhante e a verdade são os ingredientes para alcançarmos a maestria e assim voltarmos ao Tao.
Mestre me desculpe a ousadia, mas me referia ao amor de um homem e uma mulher. O senhor nunca amou uma mulher?
Você e suas perguntas impertinentes. Antes do céu do que vem antes e antes do céu que vem depois se separem e formarem o vazio mediano, aonde existe a manifestação dos dez mil seres, minha alma vivia em companhia de uma outra que me completava e me entendia. Éramos dois por sermos metade de um, então  éramos assim partes complementares desse mesmo um. Os meus sopros eram mais densos e fui manifestado no mundo dos 10 mil seres antes dela. Minha vida era de conquistas e de guerras.  Como guerreiro derrotei mais de dez mil homens. Eu, meu cavalo e minha espada éramos um só.  Dominei reinos, castelos, carruagens, rainhas, princesas e amantes.  Comi e bebi as melhores comidas. Passei fome e passei sede, mas não me importava, pois sede e  fome são apenas faces contrárias da fartura e a verdadeira fartura não está entre comidas e bebidas. No caminho do Zen e do Tao não devemos dar importância para o que temos demais e nem para aquilo que nos falta.
Mestre, o senhor fala de princesas, rainhas e amantes e também de alguém que viveu junto a sua alma no reino do céu anterior. Foram todas essas mulheres pedaços daquela alma?
Não, meu querido discípulo. O grande amor, o complemento da minha existência, a razão do meu propósito, aquela que devo esperar, não era uma dessas rainhas ou princesas. Era sim princesa, mas seu dono era outro príncipe. Mas o amor, assim como Tao, não obedece as leis dos homens, obedece apenas a sua própria lei. Quando meus olhos fitaram os olhos dela pareceu que o mundo parou. Tudo passou a ter sentido, minhas lembranças foram pouco a pouco sendo completadas pela sua presença e tudo  vivido até então passou a ter um sentido. Era como ela sempre estivesse presente comigo, mas invisível e agora com toda sua luz tornou-se visível e assim pude completar as lembranças do meu passado com a sua imagem. Ao avistá-la,  uma enorme energia emanou de nossos corpos.E   em um espaço compreendido entre eu e ela,  se encontraram e se fundiram. Não precisamos nesse momento nos tocar.
Mestre, então ela tornou-se sua esposa?
Não, infelizmente não. Ela estava prometida para outro e aquele dia era o dia de seu casamento.  Tinha sido especialmente convidado para esta cerimônia. Meus pensamentos todos foram direcionados para que ela não o desposasse.
Nossa mestre, então o senhor nunca a tocou?
Como disse,  Philos, o Tao não obedece a lei dos homens, mas apesar de ser um homem honrado e ela uma mulher dos mais dignos princípios nosso amor era por demais intenso, ultrapassava milhas e milhas de distância e por mais que tentássemos não pensar um no outro, nossas mentes estavam ligadas. Em pensamento toquei toda a sua existência e ela a minha. Sentia sua presença a todo instante, e foi assim por um tempo que para mim foi imenso. Quis o destino que em pouco tempo após seu casamento nos encontrássemos. Foi uma situação particular, nos encontramos por acidente. Sua comitiva estava sendo atacada e dizimada,  então ouvi ao longe seus gritos, naquele momento ela era a última vítima. Eu estava meditando a margem de um rio. Ao ouvir seus gritos ao longe tinha certeza absoluta  de ser ela e com um sorriso no rosto destruí todo um exército. Estava muito cansado, mas ao vê-la, nossas almas conversaram através da profundidade do olhar e nos beijamos e nos amamos intensamente. Parecia que o tempo havia parado, o rio parado de correr, os pássaros de cantar. Banhamos-nos na cachoeira e oferecemos flores para a deusa d’água e conversamos muito. Não sentíamos culpa, pois o que fazíamos era certo, obedecia a ordem do Tao. Escrevi poemas e cantos para ela, em parte do tecido de seu lindo vestido branco e roto, com o sangue dos meus ferimentos. Nos recompusemos e a escoltei até seu palácio. Seu marido me agradeceu, mas notei que nutriu de imediato uma grande antipatia por mim.
Os dias passaram devagar. Nos comunicávamos por pensamento a todo o momento. Nossos encontros secretos, quando possíveis, eram curtos e espaçados e apenas podíamos conversar. O jovem marido, sentiu a diferença da esposa  e descobriu tudo. Ela negou veementemente o nosso amor, disse que o amava. Que não podia viver sem ele. Mas ele tinha visto o meu poema para ela e tentando acreditar na inocência da esposa me chamou para um duelo. Ela não queria, implorou ao marido. Jamais havia perdido um duelo sequer. Esperava que ela dissesse que me amava e que iria embora comigo. Mas ela não o fez.  Na minha presença confirmou a lealdade a seu esposo e pediu para mim que confirmasse a sua inocência. O meu amor por ela era mais profundo do que a minha vaidade e desse modo confirmei. O príncipe ficou possesso pois acreditava que estava o desrespeitando fazendo a corte em sua jovem esposa. Sacou a espada e disse: “você tem que morrer!” Estava disposto a aceitar esse destino, mas minha natureza era guerreira. O conselheiro chefe, percebendo a desvantagem do nobre, sugeriu um duelo com todas as honras, pois sabia, que se não fosse preparada nenhuma armadilha, ele não teria chances contra mim. Marcaram o duelo ao nascer do sol, em uma praia próxima. Essa era a artimanha utilizada pelo conselheiro, usada muitas vezes antes e muitas depois, em outros combates. Sabendo que eu viria pelo oeste, a luz do sol me cegaria e assim o seu soberano poderia me vencer. Acontece que quem esta no caminho do Tao não precisa de olhos para enxergar. Fechei os olhos e a minha espada tornou-se o prolongamento de meus braços  e imaginei como se fosse  noite. E meus ouvidos foram meus olhos e antes mesmo que o príncipe pudesse pensar já o tinha sob a lâmina de minha espada.  Ia desferir o golpe fatal, mas senti os pensamentos de minha amada. Ela também amava o seu marido. Disse-me que o sentia por mim era mais intenso e de outro mundo, mas que ele não tinha culpa e que o príncipe não podia ser sacrificado por ela não ter me esperado. Poupei-lhe a vida, me ajoelhei a seus pés e pedi perdão. Jurei que nunca havia tocado em sua esposa. Parti dali e abandonei minha espada.
Mestre, que história triste, não? E essa mulher! Como que não o acompanhou? Porque o senhor abandonou a espada?
Essa história não é nem boa e nem má. Apenas é assim. Todos nós temos os nossos desígnios. Ela preferiu guardar todo sofrimento para si do que ser responsável pelo sofrimento do príncipe.
Mas mestre ela também o fez sofrer!
Caro Philos, apenas sofre aquele que aceita o sofrimento, aquele que se apega a algo.  Ela sabia disso. Ela sabia que mesmo sem nos encontrarmos as nossas almas estavam ligadas. Ela tinha a certeza que eu não me apegaria ao material. Ela sabia que eu não precisava disso. Para mim a simples lembrança de todo o pouco que vivemos era suficiente para encher minhas memórias. Ela sabe que viverá para sempre em meu coração. O AMOR  é livre e não obedece regras. Ele não faz sofrer. Ele faz engrandecer.
Mas mestre, foi muito pouco tempo.
O tempo, meu amigo não importa. A existência sim. A vida é uma paisagem que observamos com suas mudanças características. Ao observarmos uma montanha ao longe, as vezes observamos o cume, outras as nuvens não permitem. Mas o cume da montanha deixou de existir?
Não mestre, e claro que não.
Com o amor também é assim, mesmo que não possamos vê-lo, tocá-lo ou senti-lo ele existe dentro de nossos corações.
Minha espada eu abandonei pois cometi apenas uma falta. Menti. Menti para o príncipe que não a desejava, que não a amava. Foi uma mentira para salvá-la, mas foi uma mentira. Não existe mentira grande ou pequena, existe a mentira. Como a minha espada apenas defendia a verdade, não pude mais empunhá-la.
Mas mestre o senhor não ficou desapontado com as palavras da jovem, desprezando o seu amor?
Filho, as palavras ditas com a boca tem pouco valor para quem conhece a linguagem dos olhos e a da alma
Mestre e o ciúme e a inveja do outro homem que vive com a sua amada?
O ciúme e a inveja são sentimentos que são alimentados por nossas mentes e nada caracterizam o amor. O amor é livre e não encontra obstáculos quando é desinteressado. Vivo no caminho do Tao como posso ter sentimentos assim?  
Mestre, o senhor acha possível reencontrá-la?
Sim com toda certeza que sim. O homem pode mudar o curso do rio e bifurcá-lo, mas não o pode fazer com a sua nascente. O que jorra da nascente do rio é água que corre e desce as montanhas e deságua no oceano. Nós somos essa água da nascente. Mesmo que não a encontre no meio do oceano, um dia essa água evaporará e virará chuva e em uma dessas chuvas a minha face será molhada pela doce lembrança desse amor eterno.


10 comentários:

  1. Quem dera aprendermos amar com tamanha profundidade...belíssima história. Obrigada por a compartilhares conosco.

    ResponderExcluir
  2. Linda história...como é difícil amar assim com tanto desapego..
    É preciso se conhecer muito bem e estar completamente desprendido do mundo material e estar espiritualmente preparado pra esse amor autruísta...
    Luiz você é um grande mestre! Aprendemos muito com você.

    ResponderExcluir
  3. A linda história é muitíssimo parecida com que experencio atualmente, parece até que já a conhecia. É desse jeito! Talvez um dia virará chuva e para mim estará tudo bem!

    ResponderExcluir
  4. ...Quando meus olhos fitaram os olhos dela pareceu que o mundo parou....
    Simplesmente......simples para quem vive o caminho do Tao.
    Amado mestre, sábio e sensível.....Obrigada por tanto conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. There are 우리카지노 about 1,300 individuals dwelling there and 800 of them use the internet

    ResponderExcluir
  6. The most generally used cheat is known as hold after a nudge and will increase the prospect that the 카지노사이트 participant will win following an unsuccessful nudge

    ResponderExcluir
  7. As coaching sets grew in 카지노사이트 scale and scope, so did the complexities, ideologies, semiologies, and politics from which they're constituted

    ResponderExcluir
  8. On-line 카지노사이트 Blackjack Now! For Actual Cash Or Free

    Playing on-line blackjack is a fun method to pass time, develop your powers of strategic thinking, and take a look at your capacity to behave underneath strain

    ResponderExcluir
  9. Games to play slot machines please hold 카지노사이트 us up to date like this, the on line casino jet10 on line casino euromoon on line casino video games fazi felix gaming

    ResponderExcluir